A Regressão na Hipnoterapia

31944207_1595450560575334_1444634420630781952_n

O que é?

A regressão é uma das várias técnicas que podem ser utilizadas pela hipnoterapia. Nesta técnica a pessoa tem a possibilidade de rememorar ou evocar algo que estava esquecido ou que não estaria tão claro ou presente na sua mente consciente, considerando que há situações que tiveram um impacto profundo sem que a pessoa disso se aperceba, situações que produziram um trauma ou transtorno, numa altura da sua vida quando ainda não tinha condições ou maturidade para lidar com o sucedido, em termos emocionais e psicológicos. Podem também ser trabalhadas experiências de vidas passadas, se isso fizer parte do sistema de crenças da pessoa.

Como se faz?

Num estado de relaxamento físico e mental, recorrendo-se a técnicas de imaginação e visualização, é permitido ao indivíduo aceder às suas memórias, conscientes ou inconscientes, de diferentes alturas da sua vida, ou até de uma altura muito atrás do tempo, que poderá representar aquilo que serão as vidas passadas, trabalhar essas memórias, situações ou momentos e resolver os conflitos aí originados, conseguindo-se assim mudanças significativas no funcionamento actual da pessoa ou até mesmo a resolução de um ou vários problemas que tenha apresentado até então.

Essas memórias são reais?

Estas experiências podem ter acontecido realmente ou podem ser histórias ou metáforas que a mente produziu como defesa, para não observar ou contactar directamente com o momento do trauma por este ser demasiado doloroso. Mas mesmo que seja uma realidade criada pelo inconsciente da pessoa, isso não é importante para o curso e resultado da terapia, pois no fundo são recursos valiosos que a mente traz para serem trabalhados de forma simbólica, ajudando a pessoa a ultrapassar determinados sentimentos ou sensações que a tenham acompanhado até então.

Porquê utilizar regressão?

A regressão terapêutica é utilizada com o objectivo de resolver situações que, por terem tido um impacto negativo no sistema emocional do indivíduo, não conseguem ser lembradas, parcialmente ou completamente, de forma consciente. Como tal, num ambiente seguro e abordagem controlada, acedem-se a essas memórias ou situações, de forma a serem resolvidas e deixarem de produzir um efeito negativo na vida da pessoa.

A regressão terapêutica pode ajudar a resolver ou atenuar situações relacionadas com ansiedade, fobias, pânico, trauma, compulsões, luto, baixa auto-estima, timidez, perturbações do comportamento alimentar, disfunções sexuais, dores crónicas, etc.

É seguro?

Sim, a pessoa estará sempre no controlo de si e do seu corpo, apesar de poder ter sensações ou emoções intensas. O terapeuta estará sempre a garantir que o processo aconteça da forma mais suave possível, com o menor desconforto possível. Não esquecer que tudo o que está a acontecer é na mente/imaginário/interior da pessoa. O corpo dela estará a repousar seguramente na cadeira ou cadeirão e a qualquer momento pode ser interrompido o processo, se a pessoa não desejar continuar, sem prejuízo e regressando a um estado de calma no aqui e agora.

Qualquer pessoa pode fazer regressão?

Se fizer sentido no decorrer do trabalho terapêutico, e considerando que a regressão é tão simplesmente revisitar uma memória ou acontecimento passado, qualquer pessoa o pode fazer. Há pessoas que são mais visuais que outras, mas todos nós conseguimos relembrar pelo menos parte do nosso passado. Com técnicas específicas, vai expandido-se essa capacidade até que o que é importante possa ser trabalhado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s