Perguntas mais frequentes sobre a consulta de Hipnoterapia

34864520_1634206530033070_5248423209346269184_n
Vou ficar inconsciente?

Não. Vai estar sempre consciente de todo o processo, vai poder ouvir-me e responder-me, vai apenas estar num estado relaxado e atento ao exercício. O máximo que pode acontecer é deixar-se dormir, mas isso e raro de acontecer.

Vou conseguir relaxar o suficiente para conseguir fazer os exercícios?

Um simples e breve relaxamento é tudo o que é preciso para permitir-se imaginar e ir seguindo as sugestões dadas. Todos nós conseguimos imaginar, sentir e fantasiar sobre um dado assunto, como tal as práticas sugeridas em sessão são exactamente isso: ir imaginado e seguindo um exercício guiado.

Vou ficar em transe? O que é isso do transe? Vou perder a minha vontade própria?

O ”transe” significa um estado alterado de consciência ou estado de relaxamento em que o nosso cérebro funciona com uma amplitude eléctrica diferente do estado de vigília (estado desperto e consciente). O “transe” em hipnoterapia significa um estado de atenção focada às sugestões dadas pelo terapeuta e no estado interior que se vai desenvolvendo com o exercício.

E se eu não conseguir…? A minha mente não pára nunca… Não consigo relaxar.

Pode ficar mais ou menos à vontade, ter mais ou menos dúvidas ou resistências ao “deixar-se” ir num exercício de relaxamento, mas como qualquer prática ou novidade, ao experimentar alguns exercícios e permitindo-se relaxar e confiar no processo, pode ir conseguindo um estado cada vez maior e mais duradouro de relaxamento e atenção ao exercício. Por isso vão sendo dadas sugestões para que a sua mente se possa ir ocupando dos estímulos interiores propostos no exercício.

Como é que a hipnose me pode ajudar?

Através de um processo chamado “ressignificação”. Vão ser revisitados episódios da sua vida, que podem estar mais ou menos conscientes, que podem estar na origem do sofrimento ou problema actual. Vão ser trabalhadas emoções, contestadas crenças e pensamentos que sempre fizeram parte da sua vida mas que não servem mais nenhum propósito actual. Vai ser lançado um foco de consciência àquilo que estava inconsciente para que se possa libertar de aspectos e padrões de funcionamento menos positivos. É um trabalho de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Vou ver coisas assustadoras que não vou gostar?

A sua mente vai estar a trabalhar a todos os níveis para que possa atingir o resultado mais benéfico possível com a terapia, havendo uma lógica subjacente a todas as visualizações que vai tendo, pois os exercícios propostos vão desbloquear informações guardadas no inconsciente, informações que vão aparecendo na sua tela mental de forma simbólica para que possam ser manipuladas/trabalhadas de forma metafórica. E na terapia, está a fazer uma viagem consciente, em conjunto com uma outra pessoa qualificada em guiar todo o processo, por isso estará sempre em segurança. Experimente e verá que não há nada com o que se preocupar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s