Reverência a quem somos

original_vintage-white-cream-hand-painted-mirror

Reverência a quem somos e a quem fomos, honrando o nosso percurso e vida, as nossas escolhas, a pessoa que fomos, o que decidimos, os caminhos que escolhemos, as decisões que tomamos, os caminhos que cruzamos e os que podíamos ter cruzado, as histórias que vivemos e as que deixamos de viver, reverência a todas as partes de nós, principalmente as magoadas, feridas ou carentes.

Reverência a quem vemos em frente do espelho, amar essa pessoa bem aí na frente, com todas as qualidades, defeitos e estados de humor. Olhar para essa pessoa com compaixão, como se olhássemos para uma pessoa querida, muito mas muito necessitada do nosso amor, do nosso carinho, da nossa aceitação e do nosso abraço.

Saibamos acolher com plenitude esse ser frágil que é o nosso ser, que engloba um universo complexo, faz parte duma tribo, de uma linhagem, de uma alma, de uma infinidade de caminhos, lugares e pessoas, contextos e histórias. Somos todos dignos de amor, carinho, direitos, bondade, generosidade, abundância pois somos seres deste universo, seres viventes, seres emocionais, seres compostos de uma mente complexa e inteligente.

No seguimento da última publicação sobre a autoestima, sabemos que nos amamos e aceitamos incondicionalmente quando conseguirmos fazer este exercício de sentimento, de introspeção, de contacto connosco, de orgulho em quem nós somos, um olhar de complacência sobre nós, sobre a nossa história e tudo o que nos compõe. Olhar para nós como todos inteiros, não olhar às partes, como costumamos fazer quando nos descrevemos como um todo desintegrado, compostos de partes desejadas e indesejadas.

O trabalho de honrar, reverenciar quem somos, é aceitar a integração de todas essas partes, dicotomias, ambivalências, dúvidas, desacordos, incoerências e incongruências. É tornar inteiro, tornar integral, tornar total essa história de amor connosco. Olharmos para nós e dizermos: “Estou aqui para ti. Aceito-te totalmente, tal como és.” É abrir os braços a nós mesmos e isto tem um poder absoluto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s