O que fazer para baixar a ansiedade

aggression-1641959_960_720

Tem ansiedade?

Na verdade, quem não tem? Sabia que a ansiedade faz parte de nós e se não fosse por ela nem nos levantávamos de manhã para fazer o que fosse?

A ansiedade é o nossos sistema de activação, de alerta, aquele que nos desperta e incentiva a fazer (lutar, fugir ou desistir). Um sistema ancestral imbuído nas nossas células e parte do nosso sistema nervoso. Como um programa, ou app, pré-instalado no nosso cérebro. Já nascemos com ele, portanto. A partir daí, as nossas experiências e vivências vão moldado e regulando esse sistema, activando-o mais ou menos.

O problema é que esse sistema está sempre em activação e nem sempre sabemos como “desligá-lo” ou reduzi-lo. Mas é possível! Não desespere. Não leve é muito tempo a procurar ajuda, caso esse sistema lhe esteja a dar cabo dos nervos, a levá-lo a ter ataques de pânico e andar completamente stressado todo o tempo, cheio de medo de alguma coisa que nem sabe o que é e com uma preocupação constante sobre o futuro e as coisas que podem vir a acontecer mas que não estão a acontecer agora.

O que pode fazer:

1. Respiração

Nada funciona melhor do que esta velhinha prática. Gosto particularmente da respiração da coerência cardíaca, ora procure online. A respiração traz-nos, como mais nada neste mundo, ao momento presente. Não se trata só de respirar, mas de tomar consciência da respiração, fazendo uma respiração natural, sem esforço, deixando o ar entrar e sair. Encontre e implemente uma prática de respiração consciente diariamente.

2. Consciência corporal

Pare para reparar como está o seu corpo. Que zonas de tensão tem? Quais aquelas provocadas por más posturas ou tensão abdominal e más práticas de respiração? Andamos constantemente a correr de um lado para o outro, imersos em pensamentos e preocupações, que desprezamos por completo o que isso faz ao nosso corpo em termos de tensão. Ora os músculos têm memória, se anda tenso todo o dia, também anda o seu corpo (e vice versa). Mesmo quando está descontraído, o corpo continua tenso.

3. “Scanner” corporal e relaxamento progressivo

Não é à toa que é uma das principais ferramentas do Mindfulness. É observar como está o seu corpo, sentindo as várias partes corporais e ajustando a sua posição, descendo os ombros, relaxando a zona abdominal, soltando os braços e ombros, bem como os maxilares. Estas são as principais zonas de tensão.

4. Cortar o ciclo de pensamentos

Aos fazermos estas práticas, podemos, por si só, quebrar o ciclo mental em que estávamos envolvidos antes de as fazermos. A mente foi criada para resolver problemas, mas os problemas não estão a acontecer a todo o instante. Quando não há nada em termos práticos a fazer no imediato, pense nas soluções possíveis para cada uma das situações que tem de resolver, e ocupe-se de outra coisa mentalmente, reparando no meio ambiente, focando-se apenas na tarefa que tem em mãos, etc.

5. Práticas de relaxamento regulares

Sejam elas quais forem. Tudo aquilo que o possa relaxar e que goste de fazer. Toma banho ou faz a sua higiene todos os dias? Pois bem, deve fazer a sua gestão emocional diariamente também, senão é como uma tulha de roupa suja sempre a acumular, essas coisas que são os pensamentos e emoções. Devem ser reciclados, limpos e descartados. Pode ser ter um momento para si, para ler, ouvir música, dar uma caminhada ou uma corrida, ir espreitar o mar, ficar em silêncio, escrever, fazer um exercício meditativo ou respiratório, fazer uma massagem, tomar um banho de imersão. Você escolhe.

Como vê, há coisas simples e rápidas que pode fazer para atenuar ou reduzir a ansiedade. A ansiedade não é um bicho papão que se esconde atrás do cortinado ou debaixo da cama, com o único propósito de nos perturbar. É algo que existe e vai continuar a existir em nós, por mais que tome ansiolíticos. É um circuito interno que pode gerir, com estas ou outras práticas que conheça e implemente com sucesso e regularmente. Eu diria até diariamente.

One thought on “O que fazer para baixar a ansiedade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s