O poder de acreditar

tea-381235_960_720 (1)

Hoje uma cliente fez-me relembrar do poder de acreditar nas pessoas. O próprio facto de nós, terapeutas, confiarmos no sucesso e na capacidade daquela pessoa ultrapassar a situação, faz muito. Faz toda a diferença.

Tenho ouvido relatos de pessoas que foram a médicos e terapeutas que as trataram com pouca dignidade e respeito, com pouca confiança e até com antipatia e arrogância. As pessoas não estão mal e a precisar de ajuda porque querem ou porque sim, porque é divertido ou não têm mais nada para fazer da vida.

As pessoas com problemas psicológicos, não são mentirosas, preguiçosas, fracas, com pouca personalidade ou inteligência. Pelo contrário, são pessoas conscientes dos seus problemas, que não querem continuar a tê-los e procuram ajuda para os ultrapassar. Nesse momento relevam a maior valentia e coragem, que é expor-se a outro ser humano, sujeitas a crítica, julgamento ou desvalorização.

Nós terapeutas e comunidade médica, principalmente, devemos tratar estas pessoas com cuidado, com atenção, com carinho e com amor. O que estas pessoas fragilizadas mais precisam é disso: amor. Uma palavra de conforto, de reforço, um “você consegue, você é capaz”.

Nunca deve duvidar do seu valor. Você é valente, você é forte. Você, que sofre diariamente com um problema de saúde mental, que tem resistido até aqui, não desista. Acredite sempre que é possível melhorar, mudar, transformar a situação em que está.

– “Obrigada pela paciência.”, disse ela.

– “Paciência de quê?”, respondi eu.

– “De me escutar, de acreditar em mim e nunca ter desistido de mim”.

E estas palavras ecoaram forte em mim, de saber que o maior tesouro que tenho está ali à minha frente diariamente, que é o coração destas pessoas que depositam em mim a sua confiança, os seus desabafos, as suas partilhas, medos, limitações, segredos, complexos, incertezas e inseguranças.

A todas elas, um muito obrigada pelo voto de confiança e pelas histórias magníficas, processos fantásticos de cura e superação e viagens nas quais me permitem participar diariamente através da hipnose.

O poder de acreditar, o poder da confiança e o poder da escuta. Três grandes poderes que, utilizados sabiamente em seu favor e na terapia, têm a capacidade de salvar o mundo. O seu mundo, e o mundo das pessoas em quem toca no coração. Esse é o poder da mudança e da transformação. Esse é o poder a ter e a utilizar diariamente. Por si. Por todos nós.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s