Necessidades da criança interior

brothers-457234_960_720

Pense nas necessidades de uma criança. O que quer uma criança senão sentir-se protegida, apoiada, amparada, compreendida, aceite, acarinhada e amada? O seu interior necessita exactamente das mesmas coisas. Não digo só do exterior ou dos outros entes queridos, mas de si para si.

Acolher a criança interior é um exercício de suma importância e que realizo sempre que posso nas minhas consultas. Penso que é o princípio do trabalho com a auto estima, abraçar as partes feridas que habitam em nós. Feridas, perdidas, zangadas, desprezadas, e todos os estados emocionais que conduzem a dor, mágoa e sofrimento.

Acontecem-nos demasiadas coisas ao longo da vida para as conseguirmos contabilizar. Muitas são boas, outras tantas trazem-nos medo, angústia, tristeza, raiva, revolta, etc. Todas essas situações que deixam marca emocional, ficam guardadas e gravadas em nós, de formas que nem sempre conseguimos compreender.

Anos após dada situação podemos perceber que ainda nos dói, ainda nos magoa, fere e perturba. Muitas vezes até podemos dizer: “mas isso não me marcou assim tanto…”, ou “mas já foi há tanto tempo…”. Não interessa, está lá. Cada coisa que nos feriu fica marcada em nós de formas subtis e duradouras, ainda que tenha sido há muito muito tempo.

A melhor forma de cuidarmos de nós, e dessas partes feridas e magoadas, é mesmo tomar contacto com elas. Nem sempre sabemos de onde vêm, o que foi ou quando foi, todas essas coisas que estão gravadas em nós e que nos impactam nos nossos relacionamentos, comportamentos, atitudes e crenças que mantemos.

A melhor forma que conheço de tomar contacto com as nossas partes, e com o passado que nos condicionou, é através de actividades meditativas e hipnose. Ou vamos lá sozinhos, ou vamos lá com um terapeuta que nos possa ajudar a navegar nessas águas emocionais e turvas da nossa mente e corpo emocional.

Iremos descobrir assuntos enterrados e esquecidos, histórias que nem nos lembrávamos já e que nem imaginávamos que seriam marcantes, mas todos somos um puzzle, ou labirinto, de informações, vivências, ligações e influências, de todas as pequenas coisas que nos acontecem. Como tal, sim, tudo nos impacta. Tudo nos marca de alguma forma, seja pela indiferença, pela comoção, alegria, tristeza ou revolta.

Nos exercícios com hipnose vamos tomar contacto com, e resgatar essas partes nossas, que assumem diversas idades, em diversas situações e contextos. E tudo o que lhe posso dizer para fazer é: faça essa criança sentir-se segura, amada, confortada, acarinhada e aceite. Ela agradece e vai ver que se sente muito mais em paz consigo mesmo e com tudo o que aconteceu na sua vida.

Resumindo, são estas as necessidades da sua criança interior:

  1. Segurança
  2. Conforto
  3. Carinho
  4. Aceitação
  5. Amor (abraços)

One thought on “Necessidades da criança interior

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s