Telegramas da mente

plane-2909850_960_720

Há palavrinhas que são como telegramas. Vêm para nos deixar uma mensagem e para se evaporarem logo depois. Falo de pensamentos, daqueles automáticos, e muitas vezes negativos, relativos a medos e preocupações. Vêm, deixam o alerta e vão embora. Mas nós, na nossa inconsciência, ficamos presos a esse pedaço de informação que chegou, e construímos-lhe uma história, damos-lhe pernas e braços e eles ganham vida, tal bonecos animados na nossa mente.

Essas personagens ganham corpo e volume, tornam-se caprichosas e arrogantes, ocupam espaço e sentem-se donas e senhoras. Ruidosas, começam uma narrativa muito própria. Decidem os contornos da história, segredam enredos e tramas. Deixamos de perceber de onde vem o quê. Mas essas personagens. da mesma forma que foram construídas, podem ser desconstruídas.

Temos de lhes adivinhar os contornos, ver onde se escondem e como se mascaram, perceber as suas origens, o que lhes deu corpo e vontade. A nossa mente tem insondáveis formas de nos fazer reféns. Estes telegramas, como lhes chamo, não precisam de passar disso mesmo: alertas da nossa mente, dos nossos sentidos e da nossa programação subliminar – aquele código com que nascemos. Podemos apanhar-lhe a informação que deixam, mas não a precisamos manter activa.

Para isso, há que desactivar a programação que analisa e interpreta ao detalhe cada pedaço de informação. Da mesma forma que detectamos cheiros ou sons, assim devem ser as preocupações da mente, não as deixar no ambiente de trabalho mais do que o tempo suficiente. Devem vir para termos atenção a algo e nós, ao captarmos essa informação, cabe-nos informar os “centros de detecção de fumo” da nossa mente: hey está tudo bem, eu estou a tomar conta da ocorrência, não é preciso alarme.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s