TAS triste? (Transtorno Afectivo Sazonal)

sleeping-690429_960_720

Comummente designado por SAD, o Transtorno Afectivo Sazonal (TAS) surge normalmente por volta desta época do ano, quando mudamos para o horário de inverno. Associado com o decréscimo de horas de luz diárias (dias mais curtos) e dias mais cinzentos e chuvosos, o nosso humor pode dar uma reviravolta e sentirmo-nos deprimidos, nostálgicos ou apáticos.

Quando essa condição se mantém, depois do necessário ajuste físico e hormonal quando há mudança de estação da primavera-verão para outono-inverno, trazendo tristeza, falta de energia, maior necessidade de dormir, mais apetite, nomeadamente por doces ou alimentos calóricos, vontade de se isolar, afastando-se de actividades sociais, preferindo ficar em casa debaixo das mantas sempre que pode, pode estar a sofrer deste distúrbio do humor.

Normalmente as pessoas que vivem em países nórdicos têm mais tendência a sofrer deste transtorno, bem como pessoas com bipolaridade, depressão cíclica ou recorrente, considerando que o transtorno afectivo sazonal é um subtipo da depressão. Há maior percentagem de mulheres diagnosticadas com este distúrbio, e ele pode também acontecer na mudança da primavera para o verão, em casos mais raros.

Causas hormonais podem explicar este fenómeno, associado com um decréscimo de vitamina D (transportada pela luz solar), há uma redução dos níveis de serotonina (responsável pela nossa disposição e bem estar geral) nos nossos cérebros, bem como uma maior produção de melatonina (regulação de padrões de sono e humor).

Há várias formas de combater este distúrbio de humor, normalmente através da alimentação (rica e variada), prática de exercício físico, actividades ao ar livre, socialização, fototerapia (terapia através de determinadas lâmpadas que imitam os efeitos da luz solar) e terapia psicológica (terapia cognitivo-comportamental).

Veja aqui mais informações sobre o assunto:

Depressão Sazonal: 10 coisas que precisa saber.

5 sintomas do Transtorno Afetivo Sazonal que você nunca deve ignorar.

O que é a Serotonina? – A molécula da felicidade.

Melatonina – A hormona do “sono”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s