Pensar positivo ou olhar para o que é?

calm-2218409_960_720

Muitas vezes damos por nós a dizer, e a ouvir, “pensa positivo!”, essas frases feitas que gostamos de atirar uns aos outros no sentido de tranquilizarmos qualquer queixume alheio e para nos apaziguar a nós, pessoalmente, que sempre achamos que temos de dizer alguma coisa a respeito de qualquer infelicidade. Quando ficamos aturdidos na nossa própria insuficiência para aconselhar, recorremos a frase feitas como essa: “pensa positivo”.

Sim, nós também nos consolamos com essa expressão, no sentido de conseguir encontrar uma esperança para a nossa situação, algo que nos dê força e nos convença de que é possível a melhoria, seja do que for. Então, colocamos essa frase em modo mantra nas nossas cabeças, e pelos dias seguimos a pensar “pensa positivo!”. E sim, é um foco excelente, conseguirmos olhar para as melhores perspectivas, ter uma expectativa positiva sobre o futuro, tentar processar a informação no sentido de lhe dar um desfecho positivo.

Mas eu digo mais, antes de pensar positivo – não vá estar em fuga da realidade e em negação de algo que precisa ser visto – olhe para o que se está a passar. Quais são os seus pensamentos, as suas crenças e os seus sentimentos ou emoções sobre um determinado aspecto da sua vida, de si, ou de determinada situação ou circunstância em que se encontra? Antes de podermos avançar para o pensamento positivo precisamos tomar contacto com a realidade, com o tema que habita em nós no momento, perceber o que se passa, encontrar explicações, analisar, perceber, e só depois partir para a solução, confiar que vai ficar tudo bem, e que o melhor possível vai acontecer.

O que é o melhor possível? É exactamente aquilo que precisa de acontecer – não necessariamente o que gostaria que acontecesse. São duas coisas totalmente diferentes. Para pensar positivo, precisa de confiar no desfecho, no resultado. Faça o melhor que pode fazer, e continue a trabalhar em si, nas suas questões, nas suas emoções e pensamentos (a base de tudo, a base da sua realidade). A seguir sim, pense que a vida segue, que você continuará sempre, a fazer o melhor que pode e que sabe a cada momento, parando as vezes necessárias para se reavaliar e actualizar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s