Homens e Mulheres

no-hate-2019922_960_720

Costuma dizer-se que as mulheres são de Vénus e os homens de Marte. Que mulheres e homens são muito diferentes e funcionam de maneira diferente. De facto, há diferenças anatómicas e neurológicas, e questões de género que são distintas. Há determinadas características que são comummente masculinas, e características comummente femininas, mas estes dois sexos andam em guerra há tempo de mais e há que desmistificar conceitos que são erróneos e não actuais.

As mulheres aprenderam a defender-se dos homens como se agora os homens fossem o novo bicho papão. Habituaram-se, ao longo dos séculos, a ver os homens como inimigos, como fundamentalmente diferentes, pouco compreensivos ou afectuosos, pouco românticos, presentes ou disponíveis. Aprenderam que os homens só ligam à aparência e ao sexo, que traem mal têm oportunidade, que não são de confiança, que têm de ser controlados, etc. Crenças passadas de geração e geração. Talvez a grande maioria dos homens, no passado, fosse assim, ou não. Mas também sempre houve excepção à regra.

Hoje em dia assiste-se a uma tendência inversa, as mulheres a serem extremamente mentais e racionais, competitivas, independentes, e os homens muito mais ligados às emoções e sentimentos. Costuma dizer-se que os homens não pensam tanto nas coisas, não sentem tanto nem têm tantas inseguranças como nós mulheres. Será que não? Não conhece homens assim? Que têm inseguranças? Que também querem encontrar a mulher dos seus sonhos? Que procuram amor, segurança e conforto? Olhe para quem está consigo, não precisa das mesmas coisas que você?

No fundo, homens e mulheres querem as mesmas coisas: carinho, respeito, compreensão, segurança, amor e aceitação. Não somos tão diferentes assim. Todos procuram o seu par. Todos querem ser felizes, amados, respeitados e aceites. Todos têm dúvidas e inseguranças. Se os homens as manifestam tão frequentemente e facilmente como nós? Talvez não, mas também eles estão a aprender. Tempo de mais homens e mulheres estiveram em lados opostos da equação. Somos todos o mesmo, somos todos humanos, e todos os humanos têm necessidades, como são expressadas é que pode ser diferente.

Portanto, como tal, há que desenvolver uma nova perspectiva perante os novos homens, mais sensíveis e mais em contacto com as suas emoções, sentimentos e companheiras. As mulheres, por tradição e repetição, por observação do comportamento de outras, por ouvir histórias de outras e por tomar as dores de outras, colocam-se, muitas vezes, contra os seus homens, como se estivesse numa guerra: eu versus ele, mulheres versus homens, projectando as suas inseguranças e frustrações no seu companheiro, mais uma vez perpetuando o estigma do “ah eles não compreendem, eles não sentem como nós, eles não têm estas inseguranças, eles não sabem nada”.

Eles sentem, eles também estão a fazer um esforço em se adaptar, em evoluir. Talvez tenham “despertado” há menos tempo que nós, talvez tenham chegado ao mundo das emoções e dos sentimentos há menos tempo do que nós, mas também eles sonham, também eles fantasiam com um amor ideal, com a mulher perfeita, com o serem ouvidos e compreendidos. Há que dar-lhes espaço, há que dar-lhes oportunidade.

Não estamos mais em guerra, mulheres, podem deixar o machado de guerra de lado, não precisam mais defender-se. São inteligentes, despertas, conscientes, são independentes de todas as formas, ninguém está aí para vos enganar. E se estiver, saiam fora, mas dêem-se oportunidade de aceitar os homens no vosso mundo, ajudem-nos a navegar nas emoções e sentimentos, na sexualidade desperta e consciente. Eles querem aprender, eles estão aí agora. Eles estão prontos, se estiverem disponíveis para aquilo que verdadeiramente importa – uma relação de amor, respeito e compromisso da forma que o definirem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s